sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A justa homenagem a Mestre Vieira, que faz 83 anos neste domingo

O maior ídolo de Barcarena, Mestre Vieira, completa neste domingo 83 anos de idade. Estamos preparando uma grande festa para homenagear o Rei da Guitarrada, junto com seus fãs.

Mas, por que homenagear Mestre Vieira? Além de ser um cidadão totalmente inserido na sociedade de Barcarena, é alguém que, com seu talento, levou o nome do município pelo mundo afora. 


É muito conhecido e já foi homenageado em vários locais do Brasil e até mesmo do exterior. Em 2008, por exemplo, recebeu do Ministério da Cultura a medalha de Ordem ao Mérito Cultural pelo seu relevante serviço prestado à cultura brasileira.


Nós que somos irmãos barcarenenses, que moramos juntos na mesma cidade, nada mais justo do que prestar essa homenagem. É justo e ao mesmo tempo prazeroso prestar essa homenagem ao mestre Vieira.


Além de ser uma referência cultural e artística, Mestre Vieira é um exemplo de simplicidade e humildade. Quem tem o privilégio de conviver com ele sabe disso. É uma pessoa desprendida de orgulho, vaidade, o que faz dele uma pessoa muito maior.


Todos os requisitos atribuídos a Mestre Vieira viraram lei. Como presidente da Câmara Municipal, concedemos a ele o título de Patrimônio, Histórico e Cultural do município de Barcarena. A Câmara Municipal também aprovou a destinação de uma pensão vitalícia ao mestre, através de Proposta de Indicativo acatada pelo executivo municipal. Mestre Vieira é o nosso ídolo. A homenagem, portanto, é justíssima.


Vamos caminhar com Vieira pelas ruas de Barcarena. A concentração é às 18 horas, em frente à casa do mestre, seguindo em direção ao palco montado na praça da Matriz, em frente à avenida Magalhães Barata, ao lado do posto. Artistas locais, que se espelharam no mestre e que têm ele como ídolo e amigo, vão se apresentar. A atração principal, claro, vai ser o Mestre Vieira.



segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Barcarena recebe 4 milhões para beneficiar ribeirinhos



O município de Barcarena recebeu nesta segunda-feira o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que veio ao município anunciar o repasse de 4 milhões de reais para a construção de micro-sistemas de abastecimento de água para comunidades ribeirinhas. 

Participei do ato de assinatura de convênio entre a prefeitura e o ministério, ao lado do senador Jader Barbalho, dos deputados federais Elcione Barbalho e Lúcio Vale, os deputados estaduais Heraldo Pimenta e Chicão, além de vereadores, secretários e lideranças comunitárias. A cerimônia foi realizada no Espaço Paparazzo, na Praça da Bíblia. 

Quero aqui reforçar o compromisso da gestão municipal com um planejamento sério, buscando sempre a eficiência em suas ações. O ministro Helder Barbalho também anunciou o repasse de novos recursos para o município investir em asfalto. Em breve vai garantir mais 8 milhões de reais para que a prefeitura coloque asfalto nas ruas.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Parlamento estadual destina tomógrafo por biopedância elétrica à Santa Casa do Pará



Com muita honra fiz parte do grupo de 34 deputados estaduais que destinaram à Santa Casa de Misericórdia do Pará, por meio de emenda compartilhada, um aparelho próprio de tomógrafo por biopedância elétrica. Fizemos a entrega do aparelho na tarde desta segunda-feira, ao lado governador do estado, Simão Jatene.

O equipamento, altamente sofisticado, monitora o pulmão de pacientes em tratamento intensivo, reduz o tempo de ventilação artificial e também o tempo de permanência nas Unidades de Tratamento Intensivo, permitindo a alta médica em menor tempo.

O tomógrafo, que custou R$ 495.710 mil, é o primeiro adquirido pelo estado. Está de parabéns, portanto, a Santa Casa que, graças ao apoio do parlamento, em parceria com o governo estadual, ganha um aparelho importante para o atendimento de pessoas carentes, e que se equipara aos grandes hospitais da rede privada.

A Santa Casa de Misericórdia do Pará também recebeu uma ambulância, adquirida por meio de emenda do presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que está em Belém, também participou do evento desta segunda-feira, na Santa Casa.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Trabalhos de Vilaça e Nakamura são reconhecidos na Alepa

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, e o vice-presidente da Albrás, Takashi Nakamura, agora são Cidadãos do Pará. Os títulos foram concedidos, por indicação minha, em Sessão Solene realizada na tarde desta terça-feira, na Assembleia Legislativa do Pará. Por ter nascido e criado em Barcarena, conheço a história dos dois e o que eles representam para o município. 

O amigo Takashi Nakamura, nesses 20 anos em que mora em Barcarena, apesar de ter vindo de uma outra cultura, transita bem perante a comunidade, é uma pessoa simples, atenciosa, um grande incentivador do esporte na Vila dos Cabanos. É merecedor do título de Cidadão do Pará também pela questão empresarial, destacando essa parceria Brasil/Japão, ele como representante de uma empresa japonesa. É, portanto, uma homenagem justa e fico muito feliz em ter participado desse momento.

Esse é o mesmo sentimento em relação ao prefeito Antônio Carlos Vilaça, mineiro que mora em Barcarena desde 1989. Um homem empreendedor, com muito trabalho em prol do município. O reconhecimento começou com a decisão da própria população, que o elegeu prefeito duas vezes. Reconhecimento que se estende agora na Assembleia Legislativa, como Cidadão do Pará.

domingo, 23 de abril de 2017

A nova orla do Caripi, em Barcarena

Fico feliz em ver a luta dos comerciantes e moradores do Caripí, abraçada pela prefeitura de Barcarena e por uma força tarefa da Assembleia Legislativa, da qual fiz parte, sendo finalizada. 

Comerciantes, prefeitura e Alepa iniciaram em 2015 uma série de reuniões, com o objetivo de captar os recursos para a recuperação da orla que vinha sendo castigada desde 2010 No mesmo ano as obras foram iniciadas. Veja no vídeo abaixo como está a orla do Caripí.



segunda-feira, 10 de abril de 2017

Praia do Caripi com obras sendo concluídas


A prefeitura de Barcarena está concluindo a segunda etapa da revitalização da praia do Caripi, com a construção de 400 metros de um muro de contenção, para evitar novas erosões na orla. 

Visitamos a obra ao lado do prefeito Antônio Carlos Vilaça, de seu vice Paulo Alcântara, e na companhia do deputado federal Lúcio Vale, outro grande parceiro do município.

Fico feliz em ver a luta dos comerciantes da comunidade, abraçada pela prefeitura e por uma força tarefa da Assembleia Legislativa, da qual fiz parte, sendo finalizada. 

Destinei 600 mil reais, através de Emenda Parlamentar, para custear as obras. Valor somado a contrapartida da prefeitura, de 300 mil, e mais 300 mil dos demais deputados, em emenda compartilhada. 

A mobilização para salvar a praia do Caripi, em Barcarena, que estava sendo destruída pela erosão, foi iniciada em fevereiro de 2015. Preocupados com o desaparecimento de um dos lugares mais bonitos da região, que gera renda e emprego, através do turismo e do lazer, comerciantes, prefeitura e Alepa iniciaram naquele mês uma série de reuniões, com o objetivo de captar os recursos para a recuperação da orla. No mesmo ano as obras foram iniciadas.

Hoje, a praia do Caripi está com a orla asfaltada, urbanizada e mais bonita e segura. E além do asfalto, ganhou um trapiche novinho, também com recursos da prefeitura.  


A semana só está começando, com a expectativa de muitas famílias vindo a Barcarena para passar o feriado da Semana Santa. Além do Caripi, o município oferece ótimas opções de lazer, com belas praias de água doce. Podemos destacar Conde, Itupanema, Trambioca, entre outras. A natureza reserva um olhar de paz e tranquilidade, como mostramos nas fotos abaixo.




sexta-feira, 7 de abril de 2017

Barcarena conquista obras e serviços

Sexta-feira de comemorações em Barcarena, com obras e serviços em favor dos cidadãos. Entregamos uma retroescavadeira adquirida com recursos de emenda parlamentar de meu mandato, em parceria com o estado e a prefeitura. A máquina vai beneficiar o trabalho de produtores rurais, principalmente os criadores de peixes, que precisam cavar tanques nas propriedades. 

A doação vai atender cerca de 200 famílias. Um motivo de alegria, pelo benefício que vai causar diretamente às famílias que precisam de nosso apoio e do incentivo do poder público.

Participamos, também, junto com o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, da inauguração da Unidade Básica de Saúde do conjunto habitacional José dos Santos Dias, no bairro Zita Cunha. Foi a nona UBS entregue no município. Ainda faltam inaugurar sete unidades, que estão em fase de acabamento.



A nova UBS recebeu recursos do governo federal, mas teve investimentos da prefeitura na compra dos equipamentos. Parte dos recursos foi liberada por meio de emenda do deputado federal Lúcio Vale, que participou da cerimônia de inauguração da Unidade e da entrega da retroescavadeira.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Deputado Lúcio Vale(PR) intermedia encontro em Brasília

Quero aqui destacar a ação do deputado federal do Pará, Lúcio Vale(PR) em defesa do município de Barcarena. Ele intermediou o encontro da secretária de saúde do município, Eugênia Teles, com o ministro da saúde, Ricardo Barros, em Brasília.

A secretária recebeu o sinal verde do ministro quanto a habilitação da UPA. Parte dos recursos financeiros já serão repassados pelo Ministério da Saúde mensalmente. O valor total será complementado com recursos da prefeitura.


No encontro, Eugênia Teles também recebeu a confirmação do ministro Ricardo Barros, de que o governo federal, através do Ministério da Saúde, já iniciou o processo de habilitação do Centro de Reabilitação de Barcarena.


Agradeço o empenho do deputado federal Lúcio Vale, que mais uma vez honra com seu importante trabalho em defesa da população de Barcarena. Na foto, a diretora da UPA, Eilane Cristina Moraes, Eugênia Teles, o ministro Ricardo Barros e o deputado fereal Lúcio Vale, em Brasília.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Câmara Municipal de Barcarena mais jovem e cheia de gás

Participei, nessa quarta-feira, da cerimônia que marcou o início do ano legislativo na Câmara de Vereadores de Barcarena. Me sinto otimista ao ver que a câmara de Barcarena tem uma média de idade mais jovem. É uma Câmara cheia de gás e tem que aproveitar essa oportunidade e assumir o protagonismo em Barcarena. 

Há muitas questões a serem enfrentadas no município, uma delas, a relação da cidade com a chegada de novas firmas ao polo industrial. Barcarena tem nova chance para se desenvolver a partir do interesse logístico que o país tem por sua localização geográfica, que fica mais perto do Canal do Panamá, Estados Unidos e da Europa.

A chegada de novas empresas vai acontecer e nós temos que estar preparados. Mas faço uma advertência: Precisamos das empresas, mas não podemos cometer os erros do passado.
 

Os avanços em Barcarena nos últimos dois anos, desde que assumi meu mandato na Assembleia Legislativa do Estado, em 2015, são significativos. Por meio da articulação com o governo estadual, foi possível, por exemplo, apressar a recuperação da PA-151, estrada que liga o município ao porto do Arapari, e a retomada da obra do hospital materno infantil, que se arrasta por 14 anos.
 

Outro projeto que deve sair do papel, depois de solicitações ao governo do Estado, é o da construção do terminal rodoviário da Vila dos Cabanos. Já tem autorização do governador para o começo da obra. Depois de reformado, o terminal deve passar para a administração da prefeitura. Além disso, destinei emenda no valor de 400 mil reais para a recuperação da rodovia Moura Carvalho.

O governo estadual vai iniciar este ano a recuperação asfáltica do Rodovia da Integração, que liga a sede do município à Vila dos Cabanos. Lamento, no entanto, que as escolas do estado em Barcarena estejam em situação precária, mas tenho insistentemente cobrado uma solução da Secretaria Estadual de Educação.                       

Desejo sucesso à nova Câmara Municipal de Barcarena,  com muito trabalho e produtividade.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Começa nova ação na praia do Caripí, em Barcarena

A prefeitura de Barcarena está iniciando a segunda etapa da revitalização da praia do Caripí, em Barcarena, quando vai estender o muro de contenção da praia, para 
evitar nova erosão na orla.

Fico feliz em ver a luta dos comerciantes da comunidade, abraçada pela prefeitura e por uma força tarefa da Assembleia Legislativa, sendo levada adiante. 


Fiz parte dessa força tarefa, destinando 600 mil reais, através de Emenda Parlamentar, para custear as obras. Valor somado a contrapartida da prefeitura, de 300 mil e mais 300 mil dos demais deputados, em emenda compartilhada.

A mobilização para salvar a praia do Caripi, em Barcarena, que estava sendo destruída pela erosão,  foi iniciada em fevereiro de 2015. Preocupados com o desaparecimento de um dos lugares mais bonitos da região, que gera renda e emprego, através do turismo e do lazer, comerciantes, prefeitura e Alepa iniciaram naquele mês uma série de reuniões, com o objetivo de captar os recursos para a recuperação da orla. No mesmo ano as obras foram iniciadas.

Hoje, a praia do Caripi está com a orla asfaltada, urbanizada e mais bonita. E além do asfalto, ganhou um trapiche novinho, também com recursos da prefeitura.

Na animação GIF abaixo, veja como era a orla do Caripi e como está agora. Fazer parte desse processo é compromisso de meu mandato.


 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Questão fundiária de Barcarena em debate

Nesta segunda-feira intermediamos um encontro do prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, com o chefe da Superintendência de Patrimônio da União - SPU, em Belém, Flávio Augusto Ferreira da Silva. A reunião foi para tratar da complexidade da questão fundiária no município, até mesmo da área urbana, onde grande parte ainda pertence a União.
 
O prefeito Vilaça foi acompanhado do Secretário de Obras de Barcarena, Rui Cabral, e dos técnicos da secretaria, Marcos Mendes e Marcos Valente. A regularização das terras foi o eixo principal dos debates, e isso só será possível através da parceria com a SPU. 

Foi uma reunião altamente produtiva, com o superintendente Flávio Augusto acenando com soluções concretas e objetivas. A regularização das terras de Barcarena é uma ação importante. Trata-se de um projeto de humanização. É preciso que o cidadão seja o dono da terra onde mora e que o município cresça com sua infraestrutura de forma ordenada.