Deputado Lúcio Vale e o Ministro Helder Barbalho |
Trata-se de um estudo da CEDES, que tem como presidente o deputado paraense Lúcio Vale (PR), onde será produzido um material que vai nortear o governo federal sobre os investimentos até 2045 na região.
O estudo, que tem também o deputado Lúcio Vale entre os relatores, abrange as áreas de Logística, Planejamento e Política de Transportes, Integração Intermodal, Formas utilizadas para Captar Investimentos e Marcos Regulatórios, Licenciamento Ambiental, Portos, Hidrovias, Ferrovias e rodovias, para alavancar os necessários investimentos em infraestrutura.
É importe que essa discussão seja em Barcarena, já que a gente entende que não tem como o desenvolvimento do Pará e até mesmo do Brasil, não passar pelo município, pela potencialidade do porto de Vila do Conde.
Fico muito feliz pela sensibilidade do deputado federal Lúcio Vale de levar essa discussão para o município de Barcarena. Convidamos as comunidades, as pessoas e a classe empresarial para participar desse evento, pelo que ele representa. Nós não temos essa cultura. Precisamos lembrar, sempre, porque que as coisas acontecem e, às vezes, nem a prefeitura e a câmara de vereadores são consultadas e, principalmente, a sociedade não é chamada para debater.
O grande projeto em Barcarena, que se iniciou nos anos de 1970, aconteceu num período de Ditadura Militar, onde o povo não tinha o direito de opinar em relação ao que ia acontecer no município. Hoje temos essa possibilidade e não podemos perder a oportunidade de debater e discutir o que Barcarena pode oferecer em infraestrutura para investimentos.
Temos, também, a oportunidade de saber o que o governo
federal e a câmara dos deputados estão pensando em relação ao município de
Barcarena. Fico feliz de poder contribuir com o evento, construindo junto com a
Câmara Federal, por meio do deputado Lúcio Vale, novos rumos para o município e
o Pará.